Lado a lado com lojistas e profissionais

Lado a lado com lojistas e profissionais

16/09/2016

De acordo com o executivo, os negócios com as revendas têm um peso importante para a Ceramfix. Schmitt revela que o Grupo possui entre 1,5 mil e 1,8 mil clientes ativos. Nesse universo, 89% são varejistas de material de construção e 11% empresas de engenharia. Esse número, segundo ele, é crescente, já que os representantes comerciais e gerentes têm metas mensais de abertura de novos clientes. “As metas são revertidas para eles em prêmios e melhores salários”, comenta.

Consciente da importância do varejo para a empresa, a Ceramfix realiza ações pontuais nas lojas. A medida mais forte diz respeito a palestras para vendedores, engenheiros, arquitetos e pedreiros, esses últimos considerados os maiores referenciais indicadores dos produtos da marca. “Nossa maior preocupação é fazer com que eles usem nosso produto de maneira correta para evitar problemas de assistência técnica futura”, explica o executivo.

Paralelamente, cada vez que a companhia lança um novo produto, os representantes comerciais são convidados, juntamente com um grupo de aplicadores, para irem à fábrica participar de treinamentos. “Dessa forma, a própria revenda indica os pedreiros que já estão preparados para a aplicação dos novos itens. Temos essa preocupação porque, às vezes, o produto é bom, mas se aplicado de forma errada torna-se ruim”, justifica o Schmitt.

Em se tratando de novidades, a empresa também não para. Atenta ao crescimento do segmento do “Faça Você Mesmo” no Brasil, a companhia lançou, em abril, a linha Faça Fácil, voltada para bricolagem e composta por três itens: rejuntamento acrílico pronto, massa para reparos e assenta blocos e tijolos. E novos itens para compor essa linha estão sendo desenvolvidos pelo setor de Pesquisa & Desenvolvimento. “Os produtos são à base de água, que além de baixo odor, facilitam a limpeza”, ressalta o diretor.

Para que as novidades cheguem ao mercado, a área de P&D, que trabalha em conjunto com o departamento de Marketing, é composta de um engenheiro químico, um assistente e dois auxiliares.

O executivo explica que antes de qualquer lançamento, a Ceramfix faz uma pesquisa de mercado e de demanda. Depois disso, são realizadas pesquisas com profissionais e, se for o caso, faz testes em campo. “Sempre levamos para o mercado para que os profissionais testem e avaliem. No caso de alguns produtos, envolvemos também os lojistas e balconistas, que não têm experiência na aplicação, mas que são questionados sobre os critérios de vendas”, explica.

Em operação há 23 anos, a Ceramfix registrou crescimento nos últimos anos e mesmo este ano, com as dificuldades impostas pelo momento econômico, alcançou, no primeiro semestre, incremento de 13,5% em faturamento e 7% em volume de vendas. “Nossa expectativa é encerrar o ano com 15% de crescimento em faturamento”, finaliza o diretor.